nomeempresa-logotipo (2).png

Entre em contato com quem está há 33 anos no mercado:

Tel: (11) 2783-6377 / WhatsApp: (11) 95499-6906

 

Dicas da Shalon

 


Estoque Escapametos - ShalonHá mais de 32 anos no mercado, a Shalon Escapamentos e Catalisadores conhece as principais dúvidas de seus clientes em relação ao sistema de exaustão dos veículos.

 

Abaixo, seguem as mais frequentes relacionadas aos escapamentos e também algumas dicas para melhor preservar os catalisadores dos automóveis. Caso você necessite de outra informação ou de complemento para a sua dúvida, não hesite em consultar os profissionais da Shalon, que estarão à disposição para te ajudar.

 

 

 

 

Como proceder se o carro apresentar excesso de ruído? 
O proprietário do veículo deve se dirigir até a Shalon Escapamentos e Catalisadores para um completo diagnóstico do sistema de exaustão, no qual será feita uma avaliação para confirmar se o conjunto de escapamentos está avariado.

 

Qual é a principal causa do vazamento de gases nos escapamentos?
Quando há vazamento de gases significa que o escapamento já se rompeu, ocorrendo um desvio do fluxo dessas substâncias, que afeta o nível do ruído e o consumo do automóvel por meio da alteração da taxa de contrapressão do trabalho do motor. Dessa forma, somente a troca do equipamento danificado resolve o problema.

 

O que provoca a quebra do escapamento ou do tubo do motor?
As quebras ocorrem principalmente em função da falta de manutenção nos coxinhos – que sobrecarregam os demais suportes do veículo –, de pancadas em lombadas e de instalação incorreta.

 

Quando é necessário substituir o escapamento?
O proprietário de veículo deve efetuar a substituição quando perceber alterações no nível de ruído do carro vindo do escapamento – caracterizado por sons estridentes, ressonâncias ao trocar as marchas, chocalhos no catalisador, sopros de gases, entre outras observações –, quando verificar que as peças estão sob estado de corrosão e também quando sentir que o veículo está com excesso de consumo de combustível ou com baixo rendimento (“amarrado”).

 

Dicas Escapamentos - Shalon

 

O escapamento trincou. Pode ser soldado em vez de substituído?
Como a corrosão do sistema de escapamento ocorre de dentro para fora, a quebra é uma consequência dos danos na estrutura interna dos abafadores e silenciosos, o que afeta a taxa de contrapressão do trabalho do motor. Portanto, a solda realiza o reparo na peça apenas exteriormente, não sendo suficiente para dar durabilidade contra corrosão no local. Além disso, não é um serviço garantido, já que muitas vezes a peça “podre” não aceita solda e será, consequentemente, reprovada na inspeção.

 

O que fazer quando ocorre a quebra de abraçadeiras, coxinhos e suportes?
Quando o proprietário do veículo verificar que um desses elementos se quebrou, é recomendável efetuar a troca o quanto antes, a fim de evitar um dano maior junto ao escapamento do automóvel – como rompimentos, avarias e quedas –, uma vez que essas peças juntam, fixam e dão sustentação, respectivamente, ao sistema de exaustão do veículo.

 

Quais são as causas mais comuns que levam o escapamento vibrar junto à carroceria? 
Quando isso ocorre significa que a vibração é proveniente do contato do escapamento com o assoalho do veículo. Na maioria das vezes, o realinhamento do equipamento envolvido já resolve o problema; porém, em alguns casos a solução só acontece com a reposição da peça.

 

Por que ocorre o aquecimento do assoalho do carro?
De uma maneira geral, a maioria dos veículos já sai de suas montadoras com um defletor de calor, que funciona como uma barreira de proteção ao assoalho. Porém, se há um excesso de calor para o interior do automóvel, provavelmente existe uma avaria no sistema de exaustão ou de injeção do carro. Daí a importância de levar o veículo até a Shalon Escapamentos e Catalisadores para uma completa avaliação, visando a obtenção do correto diagnóstico de cada caso.

 

Algumas dicas e cuidados para melhor conservar e prolongar a durabilidade dos catalisadores dos veículos:

- Para não danificar o catalisador, evite tentar fazer com que o motor funcione empurrando o carro em “ponto morto” em uma descida ou, ainda, insistindo excessivamente com a ignição. Essa medida também aumenta o risco de enviar gasolina para o equipamento, antes mesmo de ser queimada, comprometendo-o.
- É importante frisar que andar com o carro quase sem combustível também prejudica o funcionamento do catalisador.
- Evite bater o assoalho do automóvel, pois o impacto com lombadas, por exemplo, pode rachar o catalisador.
- Revise constantemente a parte elétrica de seu carro.
- Quando o escapamento estiver aquecido, não permita que entre água pela ponteira.
- Atente-se ao nível do óleo, para que nunca esteja em excesso. 
- Não utilize aditivos no combustível ou no óleo lubrificante que não sejam recomendados pelo fabricante.
- Se o catalisador não estiver funcionando normalmente, também pode afetar a sonda lambda – sensor localizado entre o tubo de escape e o catalisador –, que controla a mistura entre o ar e a gasolina. 
- Vale lembrar que o prazo para a troca do catalisador depende da marca do veículo. Por isso, leia atentamente o Manual do Proprietário do seu carro, verifique o tempo de vida útil dessa peça e, assim que necessitar, vá até a loja da Shalon Escapamentos e Catalisadores para fazer uma correta e segura substituição.